Opinião

segunda-feira, 26 setembro 2022 09:16

Redes sociais são fundamentais para sucesso de qualquer estratégia de comunicação

Esperança Afonso, diretora da Marktest Consulting

Quanto tempo já passou hoje em redes sociais antes de começar a ler este artigo? A resposta irá variar, naturalmente, consoante a hora em que cada leitor da Briefing pousar os olhos nestas linhas. Mas pressupondo que as está a ler a meio do dia, podemos antecipar com um forte grau de certeza que o Instagram, o Facebook, o TikTok, o Twitter ou o WhatsApp já lhe ocuparam uma boa fatia do seu dia. E a tendência é para aumentar. Não só no seu caso específico e no dia de hoje, mas na sociedade em geral.

segunda-feira, 19 setembro 2022 10:56

O papel da Inteligência Artificial no marketing digital

Carla Fonseca, diretora de Marketing da BI4ALL

Que vivemos num mundo de constante incerteza, onde o ritmo de mudança é acelerado e a margem de erro é cada vez menor, já todos sabemos. Que a pandemia trouxe novos desafios às organizações, também. Por isso, o que é importante pensar e refletir (para ontem) é como é que podemos criar estratégias mais assertivas, sermos mais competitivos e inovadores e conseguirmos uma tomada de decisão mais rápida e inteligente. Como é que, na prática, podemos antecipar cenários, e estar apto para que a nossa organização esteja preparada para as oportunidades e desafios?

segunda-feira, 12 setembro 2022 11:06

Creators Economy. A nova era chegou

Bruno Salomão, head of strategy & business da SocialPubli, em Portugal, França, Reino Unido, Itália e Estados Unidos

Todos sabemos, ou devíamos saber, que os influenciadores têm impacto na comunicação das marcas. Os tempos e a forma de comunicar mudaram, a atenção está cada vez mais dispersa e a audiência digital, que, na sua maioria, diverge entre millennials, gerações Z ou Y, tem um nível cada vez maior de informação.

segunda-feira, 05 setembro 2022 12:14

Declínio, diversão e... diversidade? A representação do envelhecimento na publicidade

Joana Mendonça, professora adjunta convidada do IPAM Lisboa

“Ser idoso é já estar a morrer... Vês aquelas rugas? É o corpo a cair.” (Maria, 6 anos). “Quando eu for mais velho irei ter menos força, menos resistência e irei ser desastrado. Irei dormir muito e esquecer-me das coisas.” (João, 9 anos). Caro leitor, intrigado? Estas afirmações foram retiradas de um estudo recente acerca das atitudes de crianças em relação ao envelhecimento (Mendonça, 2020) e espelham o idadismo existente na nossa sociedade.

terça-feira, 23 agosto 2022 14:34

Ainda não dissemos adeus às third-party cookies

Pablo Rueda, sales & partnerships director, Selligent Iberia

Há anos que as third-party cookies (ou cookies de terceiros) estão no centro do debate sobre a privacidade na internet. Primeiro, a Google tinha anunciado a sua eliminação em 2021, mas depois adiou-a para 2023 e, apenas há algumas semanas, adiou-a uma vez mais para finais de 2024. À luz desta novidade, têm surgido muitas perguntas.

quinta-feira, 28 julho 2022 12:03

O poder da gamificação

Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa

Gamificação não é um conceito novo. No entanto, nas últimas décadas, tem crescido exponencialmente como ferramenta poderosa de engagement e inovação, havendo cada vez mais empresas especializadas a criar e a desenvolver gamificação. 

terça-feira, 19 julho 2022 11:00

A importância de um estudo (de mercado)

Carlos Mocho, presidente da APODEMO

Os estudos de mercado, quantitativos ou qualitativos, de opinião ou de sondagens fazem parte do quotidiano da vida de empresas de diferentes setores de atividade e são utilizados pelos partidos políticos, há vários anos. Constituem um excelente instrumento de apoio à tomada de decisão e podem promover ações específicas e estratégicas.

terça-feira, 12 julho 2022 10:56

Quando o “Eu” se transforma em “Nós”

Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa

“É preciso mudar a economia de hoje e dar alma à economia de amanhã” são as palavras do Papa Francisco, para incentivar os jovens na criação de uma nova economia.

quarta-feira, 29 junho 2022 11:43

eCommerce e Realidade Aumentada: a era dos showrooms dinâmicos

Carolina Afonso, diretora de Marketing & Digital Gato Preto

 

Com o “boom” do eCommerce, há tecnologias que estão também em alta, dado o seu potencial para transformar as compras online em experiências sensoriais, aproximando a experiência digital de uma ida à loja.

quinta-feira, 23 junho 2022 12:12

As marcas e o poder do consumidor

Pedro Norton de Matos, fundador do Greenfest e do Bluefest Portugal

A sustentabilidade, entendida nos seus três pilares, ambiental, social e económico, está na ordem do dia. Depois de muitos anos remetida à categoria de nicho, passou definitivamente para o “mainstream”, tornando-se incontornável. Para as empresas e marcas, traduz-se numa estratégia de posicionamento ESG – Environment, Social, Governance ou “triple bottom line”.

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